José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira nasceu no Porto a 9 de Julho de 1900. Estudou nos liceus de Camões e de Gil Vicente, com Leonardo Coimbra, onde teve o primeiro contacto com a poesia. Colaborou com Fernando Pessoa, ainda muito jovem, num soneto para a revista Ressurreição. Licencia-se em Direito em 1924, tendo trabalhado posteriormente como cônsul na Noruega. Regressa a Portugal em 1930 e dedica-se ao jornalismo.  

Fez colaborações importantes nas publicações Presença, Seara nova, Descobrimento, Imagem, Gazeta Musical, entre outras. Também traduzio filmes sob o pseudónio de Álvaro Gomes. (…) Em 1961, ganhou o Grande Prémio da Poesia da sociedade Portuguesa de Escritores, com Poesia III. Em 1978, tounou-se Presidente da Associação Portuguesa de Escritores. No ano em que foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de autores (1983), foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica. Veio a falecer dois anos depois, a 8 de Fevereiro de 1985, vítima de uma doença prolongada.

(o estudo do texto “Noite de luar-bolor” das páginas 156 e 157 do manual de Língua Portuguesa, pertence ao livro “Imitação dos Dias – Diário Inventado”, que foi publicado por José Gomes Ferreira em 1966)

 

Fonte: http://www.citi.pt/cultura/literatura/poesia/j_g_ferreira/josgomes.html

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: